Day by day (2007) / No Regret Life

SAYONARA-NOSTALGIA
5 min readFeb 15, 2022

Tornando o impossível alcançável.

Durante oito anos, eu sempre tinha a resposta pronta para quando alguém me perguntasse qual minha banda preferida. Tentava decifrar as letras, compreender o som robusto, deixava ser levado pela voz rouca do vocalista Kazusou Oda; e também buscava entrevistas, fotos, posts em blogs… Qualquer tipo de informação, comentário ou novidade eu procurava com avidez, já que o No Regret Life sempre permaneceu muito fora do meu alcance.

Já vai fazer 22 anos desde que me deparei com eles. Na época, como a internet banda larga não era tão popularizada, muitas lojas na Liberdade gravavam episódios em DVDs e vendiam por 10 a 20 reais. Eu encontrei o No Regret Life em um domingo, no Shopping Sogo. No térreo, uma dessas lojas que vendiam DVDs exibia em sua televisão um episódio de NARUTO, que então era o anime que mais me animava. Parei com meus amigos para ver o que acontecia, mas logo o capítulo acabou e começou o encerramento. Uma noite azul-marinho em que o céu se confundia com a água do rio: Naruto e Sakura cabisbaixos, flutuando num barquinho que não ia pra lugar algum. Chovia estrelas enquanto o reflexo de Sasuke desaparecia nas águas escuras, e mesmo que seus colegas estendessem a mão, não conseguiam alcançá-lo.

A canção lenta, melancólica cantada por um vocalista muito rouco ficou na minha cabeça. Ao chegar em casa, a primeira coisa que fiz foi ligar minha internet discada e procurar informações sobre ela: Nakushita Kotoba, da banda No Regret Life. Jovem e afoito, fiz o que qualquer brasileiro no meu lugar faria naquela situação: montei uma comunidade no Orkut. Nos anos seguintes, continuamente atualizei os posts sobre novidades da banda, e interagi feliz com quem postava alguma coisa. Fiz alguns amigos assim, e sentia que só eles me entendiam nessa paixão desenfreada.

Um print para a posteridade: fomos apenas 134, mas a paixão não pode ser mensurada por números!

Eu não sei japonês agora, mas consigo entender uma ou outra coisa. Naquela época, tudo era muito estranho e não havia muita informação em inglês sobre a banda. Logo percebi que, se quisesse conhecer tudo sobre o No Regret Life, precisaria ultrapassar a barreira da língua. Esse não era o único obstáculo a ser superado: os lançamentos não ficavam disponíveis em streaming como agora, e um milagre era encontrar links para download que tivessem funcionando.

Pouco a pouco, fui completando singles, álbuns e lançamentos independentes. Pouca coisa eu achei sozinho, preciso confessar. Foi a ajuda de amigos que fez com que eu pudesse concretizar essa minha adoração. Pensando agora, é tão engraçado, porque eu fiquei encantado com apenas uma música. Quanto mais eu ouvia, mais eu sabia, mais eu aprendia, mais confirmava minha paixonite.

O clipe desse Day by day, sexto single lançado pela banda em apenas três anos através da Sony Japan, lembro de ter assistido mesmo poucas vezes. Logo ele apareceu no YouTube, foi deletado e, então, acessível apenas pelo player do site oficial: míseros 30 segundos cinzas de uma banda tocando num quarto empoeirado enquanto duas meninas faziam uma bagunça numa guerra de travesseiros desmedida. Agora, as músicas estão disponíveis em serviços de streaming, de modo que você que está lendo isso pode ouvir esse single sem maiores dificuldades, bastando uma simples conexão com a internet. O clipe também está disponível, extraoficialmente, no YouTube (o autor do upload é um indonésio que eu detesto; ficamos amigos no Facebook e ele sempre vinha falar comigo sobre os álbuns do No Regret Life que foram lançados apenas no Japão, que não podem ser comprados com cartão de crédito até a data de hoje! Ele literalmente só me chamava pra falar que as músicas eram incríveis, mas ele não podia me mostrar pois o amigo imaginário dele não gostava que ele disponibilizasse essas coisas na internet… Hunf!).

Uma verdadeira viagem no tempo com essa qualidade de imagem de 2005

De certa forma, talvez essa impossibilidade tenha acentuado meu carinho pela banda. Tudo era tão difícil, as músicas em links quebrados e qualidade duvidosa, os anúncios de shows exaltados pelos fãs sem nenhuma gravação, as entrevistas indecifráveis… Qualquer migalha um pouco mais concreta fazia com que eu me apegasse a eles com mais força, concretizando, enfim, meu afeto. Não é algo que eu desejo que ninguém passe e, ao mesmo tempo, é talvez o principal motivo por eu gostar tanto de certas bandas japonesas: conseguir qualquer coisa extra sempre parecia inalcançável.

Esse single é uma ótima amostra do universo construído pelo No Regret Life. Tanto a lead track Day by day quanto a b-side Rail falam sobre avançar com determinação, rumo a lugares ainda desconhecidos; uma rotina de viagens, de busca dos sonhos, de esperanças e desencontros. Importante notar que muitas músicas do No Regret Life seguem essa temática: a banda ficou conhecida por fazer muitos shows pelo Japão todo, ao ano inteiro. Por vezes, mais de 250 shows por ano! Mais um detalhe distante: o fato deles serem laureados como “banda para se assistir ao vivo”, o tipo de artista que só demonstra seu potencial em cima de um palco. A banda acabou e eu nunca assisti a um show deles, nem mesmo um bootleg vagabundo…

A última faixa am é uma delicada canção de perda. As baladas do No Regret Life são sempre bem-desenvoltas e cheias, com um som melódico e sentimental apoiado nos fortes baixo e guitarra. Na última música do single, Oda lamenta não conseguir dormir de tanta saudades de alguém; é como se ele tivesse se esquecido como fazer para dormir sozinho. Quando dá por si, a janela já informa a ele que a manhã chegou: mesmo que ele estenda as duas mãos, aquilo que ele mais deseja está, também, fora de seu alcance. É preciso sair da cama e enfrentar o dia-a-dia.

Rail

Day by day é um single recomendado para todos que curtem um rock que é forte e agitado sem ser especialmente pesado. É o último single dessa “era” do No Regret Life, que prepara os fãs para o lançamento do segundo álbum, a alardeada obra-prima que será objeto de um post em março.

Feliz aniversário de 15 anos, Day by day.

Sim, mês que vem é a vez do Allegro!!

Ouça: Spotify.

--

--

SAYONARA-NOSTALGIA

Queria dizer adeus-nostalgia, amanhã seremos mais jovens do que hoje.